sábado, 11 de dezembro de 2010

Noite de Luar - 1950


Era 1950, primeiro ano da TV no Brasil. Três pessoas, que depois ficariam famosas para a eternidade, se uniram para produzir um filme, onde um casal cantaria uma música simples, apaixonada, sem exageros ou indecências...Algo apropriado para as famílias assistirem...

O Diretor desse "clipe" foi Cassiano Gabus Mendes. Falemos um pouco dele:

1) Cassiano Gabus Mendes (1927/1993) - filho do radialista Otávio Gabus Mendes, Cassiano também foi radialista. Mas seu destino era a televisão. Foi o primeiro Diretor Artístico da TV Tupi e, obviamente, do Brasil. Na primeira década, criou programas que se tornariam famosos, como TV de Vanguarda e Alô Doçura. Mas ficaria famoso como escritor de telenovelas. A primeira, de enorme sucesso, foi Beto Rockfeller (de 1968 a 1969).
Depois da Tupi, foi para a TV Cultura e finalmente, para a TV Globo. Escreveu Anjo Mau (1976), Locomotivas (1977), Marrom Glacê (1979), Elas Por Elas (1982), Champagne (1983), Ti Ti Ti (1985), Brega & Chique (1987), Que Rei Sou Eu? (1989) e Meu Bem Meu Mal (1990). Teve dois filhos atores: Tato Gabus Mendes (1960/) e Cássio Gabus Mendes (1961/).

O casal é formado por Ivon Curi e Hebe Camargo:

2) Ivon Curi (1928/1995) - Ivo José Curi era irmão dos locutores Jorge  e Alberto Curi. Em 1947, começou sua carreira de cantor, chegando a cantar um jingle para a campanha do então candidato a Presidente da República João Goulart, junto com Elizeth Cardoso. Depois, trabalhou com Renato Aragão no programa Adoráveis Trapalhões (1966) e na Escolinha do Professor Raimundo (década de 70).
Ivon Curi também fez dublagens, sendo sua a voz do Castiçal de A Bela e A Fera, de Walt Disney (1991).

3) Hebe Camargo (1929/) - Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani nasceu em Taubaté (SP) e, ainda na década de 40, formou com sua irmã Stella, a dupla "Rosalinda & Florisbela". Foi como cantora que ela começou a participar de programas de rádio e depois, de TV. Ela esteve no grupo que foi ao Porto de Santos buscar os equipamentos para a futura TV Tupi, e iria participar do primeiro programa de TV, a convite de Assis Chateaubriand. Ela iria cantar o Hino da Televisão,  mas ficou "doente", e foi substituída por Lolita Rodrigues (1929/).
Foi no programa Rancho Alegre (1950), primeiro programa humorístico da televisão brasileira, que Ivon Curi e Hebe Camargo cantaram a música Noite de Luar, de Alberto Ribeiro e José Maria de Abreu.
Depois, ela apresentou o primeiro programa feminino: O Mundo é das Mulheres (1955). Em 1966, ela estreou o programa Hebe Camargo, já na TV Record. Em 1986, ela estreou no SBT, onde está até hoje, aos 81 anos...

Música: Noite de Luar

Ivon - Ai, eu sofri
Tanto tempo assim
Longe de ti!

Hebe - Ai, ai, meu bem,
Padeci,
Chorei tanto também!

Dupla - Hoje, juntinhos
Que beijo nós vamos trocar!
Não tem ninguém perto
E a noite é de luar.
(bis)

Hebe - Se acaso alguém nos visse,
Que farias tu, meu bem?

Ivon - Talvez, eu te pedisse
A teu pai no mês que vem.

Hebe - E se ele te dissesse:
"Minha filha, não te dou"?

Ivon - Então te carregava
Pro meu rancho todo em flor!

2 comentários:

  1. Que bacana! Tb sou prof. (port/inglês), mas adooooro comunicações. Tenho feito pesquisas bibliográficas e de campo.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Tb sou prof. (port/inglês), mas adooooro comunicações. Tenho feito pesquisas bibliográficas e de campo.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir