sábado, 8 de janeiro de 2011

Trilhas Sonoras - Anos 60

Como você deve ter visto, foi nos anos 60 que as novelas começaram a ter trilhas sonoras exclusivas, sem orquestrações. Mas, e quais foram as principais músicas dessas trilhas sonoras? Vejamos:

1) Amor Eterno: a cantora Morgana cantava essa música, tema da novela Direito de Nascer (TV Tupi, 1964/1965), cujos versos iniciais eram:

Amor eterno amor
É o direito de viver
Amor eterno amor
Direito de nascer
De amor meus sonhos fiz
Pra ser feliz, quanto sofri
É sempre o amor mais forte
Mais forte do que a morte
Viver, crescer, vencer
Direito de nascer

2) Músicas Portuguesas: Altamiro Carrilho (1924/) animou a novela Antônio Maria (TV Tupi, 1968/1969) com a trilha sonora composta de clássicos lusos: Coimbra, Uma Casa Portuguesa, Bailinho da Madeira, A Rosinha dos Limões e Tiroliroliro. O ator Sérgio Cardoso cantava Canção do Mar, cujos versos eram:


Fui bailar no meu batel
Além do mar cruel
E o mar bramindo
Diz que eu fui roubar
A luz sem par
Do teu olhar tão lindo

Vem saber se o mar terá razão
Vem cá ver bailar meu coração
3) I Started A Joke (Eu Comecei Uma Piada): essa música dos Bee Gees parecia ideal para embalar os capítulos da novela Beto Rockfeller (1968/1069). Esse era o tema de Maitê (Maria Della Costa);
4) Sentado À Beira do Caminho: essa música, de Roberto e Erasmo Carlos, era o tema de Beto (Luiz Gustavo), na novela Beto Rockfeller:
Eu não posso mais ficar aqui a esperar
Que um dia, de repente, você volte para mim
Vejo caminhões e carros apressados a passar por mim
Estou sentado à beira de um caminho que não tem mais fim
5) Trilha de Nino, o Italianinho: curiosamente, quem cantava ou declamava as músicas da novela eram os atores: Juca de Oliveira declamava A Última Palavra, Wilson Fragoso declamava Os Pensamentos Teus, Aracy Balabanian cantava o Tema de Branca, Paulo Figueiredo cantava O Dia Em Que Eu Chegar e Denis Carvalho cantava O Sonho Impossível. E ainda tinha Canção Para o Nosso Amor e Nino, na voz de Benito Di Paula;
6) Teletema: Regininha cantava o tema de Marcelo (Cláudio Marzo) e Andréa (Regina Duarte), na novela Véu de Noiva (Globo, 1969), de Janete Clair:
Rumo
Estrada turva
Sou despedida
Por entre
Lenços brancos
De partida
Em cada curva
Sem ter você
Vou mais só
7) Gente Humilde: Chico Buarque fez essa música na Itália, onde estava exilado. Quem interpretou foi a cantora Márcia:
Tem certos dias

Em que eu penso em minha gente
E sinto assim
Todo o meu peito se apertar
Porque parece
Que acontece de repente
Como um desejo de eu viver
Sem me notar


8) Irene: essa música foi feita por Caetano Veloso, antes de ir para Londres, exilado pela Ditadura. Quem a gravou foi a não menos famosa Elis Regina:
Eu quero ir, minha gente, eu não sou daqui
Eu não tenho nada, quero ver Irene rir
Quero ver Irene dar sua risada
Quero ver Irene dar sua risada
Irene ri, Irene ri, Irene
Irene ri, Irene ri, Irene
Quero ver Irene dar sua risada

Abaixo: cenas da novela Vestido de Noiva:






Um comentário:

  1. Saudades do que passou. Saudades anos de ouro que jamais terei iguais. Vai saudade . . . vai e ...deixe-me em paz !

    ResponderExcluir