quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Grandes Nomes da TV 5 - Tarcísio Meira e Glória Menezes (Parte 1)

Tarcísio Magalhães Sobrinho nasceu em São Paulo, em 5 de outubro de 1935. Descendente de uma família "quatrocentona" (famílias de São Paulo, com nomes e tradição bem conhecidos), Tarcísio enveredou para o teatro, estreando em 1957, na peça A Hora Marcada. Em 1959 fez O Soldado Tanaka, a convite do ator Sérgio Cardoso (1925/1972).
Na televisão, Tarcísio estreou no teleteatro Noites Brancas, da extinta TV Tupi. Em 1963, ainda na Tupi, contracenou pela primeira vez com Glória Menezes, com quem casaria logo depois.

Nilcedes Soares Magalhães Sobrinho nasceu em Pelotas (RS), em 19 de outubro de 1934. Estudou piano desde pequena e, aos 16 anos, ganhou uma bolsa de estudos para continuar sua formação musical em Paris. A família não deixou, e Nilcedes logo casou com um primo, com quem teria dois filhos, Maria Amélia e João Paulo. O casamento durou oito anos.
Depois, ela foi para São Paulo, onde começou a se dedicar ao teatro. Em 1960, foi premiada como atriz revelação, por seu papel em As Feiticeiras de Salém, de Antunes Filho (1929/).
Logo começou a fazer teleteatro e também foi premiada, por seu papel em Um Lugar Ao Sol.

Em 1962, fez seu primeiro papel no cinema, no filme O Pagador de Promessas, onde interpretava Rosa, a mulher do "pagador de promessas" Zé do Burro, vivido pelo ator Leonardo Villar (1924/). O filme foi baseado na peça escrita por Dias Gomes (1922/1999), dirigido por Anselmo Duarte (1920/2009) e tinha, no elenco, Dionísio Azevedo (1922/1994), Norma Bengell (1935/) e Geraldo Del Rey (1930/1993). Esse filme recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes (1962), e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1963.

Em 1963, Tarcísio Meira e Nilcedes (agora Glória Menezes) contracenaram juntos, na primeira telenovela diária da televisão brasileira: 25499 Ocupado (TV Excelsior). Ele era Larry e ela era Emily. Além deles, a novela ainda contava com Lolita Rodrigues e Neuza Amaral.


Tarcísio e Glória se casaram tempos depois...

Em 1964, os dois fizeram novelas diferentes, mas em 1965, voltaram a contracenar numa mesma novela: A Deusa Vencida, também na TV Excelsior. Escrita por Ivani Ribeiro (1922/1995), essa novela tinha, ainda, no elenco, Regina Duarte e Ruth de Souza, ambas em sua primeira novela.

Ainda em 1965, Tarcísio escreveu, dirigiu e atuou na novela Pedra Redonda, 39 (TV Excelsior), juntamente com Glória Menezes. Essa novela foi gravada no Rio Grande do Sul.

Em 1966, Tarcísio e Glória atuaram juntos na novela Almas de Pedra (TV Excelsior), de Ivani Ribeiro. Nela, Glória fazia o papel de Cristina, uma moça que quer se vingar da morte de seu pai, que fora assassinado. Assim, ela tem "aulas de masculinidade" com Danilo (Tarcísio) por quem se apaixona. Vestida de homem, Cristina virou Cristiano. Nessa novela também trabalharam Francisco Cuoco, Suzana Vieira, Íris Bruzzi, Armando Bógus e Paulo Figueiredo, entre outros. Abaixo, Suzana Vieira, Glória Menezes (como Cristiano) e Íris Bruzzi:


Em 1967, o casal "migrou" para a TV Globo, onde contracenou na novela Sangue e Areia, de Janete Clair. O diretor era Daneil Filho, que também dirigia O Homem Proibido, de Glória Magadan. Como Sangue e Areia estava fazendo mais sucesso que O Homem Proibido, Glória Magadan obrigou Daniel Filho a abandonar a Direção, deixando-a nas mãos de Régis Cardoso. Para piorar, o ator Amílton Fernandes, que vivia o vilão Ricardo, faleceu num acidente de automóvel, e a novela ficou ainda mais complicada...Além do casal, a novela contou com Cláudio Marzo, Myrian Pérsia, Arlete Salles (ambas estreando na Globo, também), Zilka Salaberry, Carlos Eduardo Dolabella e Nelson Xavier, entre outros.


Em 1968, fizeram uma "inversão" com dois casais tradicionais: Tarcísio e Glória e Carlos Alberto e Yoná Magalhães. Glória e Carlos Alberto fizeram "par romântico" na novela Passo dos Ventos, de Janete Clair, enquanto Tarcísio Meira fazia "par romântico" com Yoná Magalhães, em A Gata de Vison, escrita por Glória Magadan. Mas as duas novelas não fizeram sucesso, e logo a Globo voltaria a juntar os dois casais: Tarcísio e Glória em Rosa Rebelde e Carlos Alberto e Yoná em A Ponte dos Suspiros, ambas de 1969.

Mas o maior sucesso de ambos viria em 1970, com a novela Irmãos Coragem...(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário