sábado, 27 de novembro de 2010

Grandes Nomes da TV 1 - Assis Chateaubriand

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo nasceu na cidade paraibana de Umbuzeiro, em 1892. Era filho de Francisco José Bandeira de Melo e Maria Carmem Guedes Gondim Bandeira de Melo. Ele recebeu esse nome porque nasceu em 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis, santo do qual sua mãe era devota.
Francisco José era admirador do poeta e pensador francês François-René de Chateaubriand (1768/1848). Por isso, incluiu o "Chateaubriand" ao nome do filho.
Assis Chateaubriand ou Chatô, como ficou mais conhecido, começou a escrever ainda na Paraíba, antes de se mudar para o Rio de Janeiro.
Em 1924, já com 32 anos, assumiu a direção d'O Jornal, comprando-o no mesmo ano, com dinheiro obtido junto a alguns barões do café...
Em seguida, agregou o Diário de Pernambuco (o mais antigo da América Latina), o Jornal do Comércio (o mais antigo do Rio de Janeiro) e o Diário da Noite, de São Paulo.
Nesse meio tempo, apoiou Getúlio Vargas na Revolução de 30, ao mesmo tempo que era inimigo do industrial Francisco Matarazzo e de Rui Barbosa. E, ao mesmo tempo que lançava novos nomes em seus jornais (Millor Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, etc.), também fazia campanhas terríveis, como em defesa do capital estrangeiro ou contra a criação da Petrobrás.
Com o tempo, Chatô começou a se interessar pelo rádio e pela televisão. No segundo caso, foi ele o responsável pelo surgimento da televisão no Brasil: em 1950, inaugurou a TV Tupi...
Assis Chateaubriand faleceu em 1968, na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário