sábado, 20 de novembro de 2010

História da Televisão - Parte I

Em 1889 nasceu o russo Vladimir Zworykin. Ele estudou no Instituto de Tecnologia de São Petersburgo, onde participou dos estudos sobre projeção de imagens a distância. Depois, ele foi para a França, onde estudou a tecnologia dos Raios-X, retornando à Rússia no início da Primeira Guerra Mundial (1914).
Durante a Guerra, Vladimir serviu como oficial do Corpo de Telecomunicações. Depois, em 1919, imigrou para os Estados Unidos, onde começou a trabalhar no Laboratório de Pesquisas da Westinghouse, com tubos de vácuo e células fotoelétricas.
Em 1923, ele foi para a Universidade de Pittsburgh laureando-se, em 1926, em Desenvolvimento das Células Fotoelétricas.
Ainda em 1924, Zworykin patenteou o iconoscópio (imagem abaixo), um aparelho que seria fundamental para a invenção da televisão. Segundo ele, esse aparelho seria uma "reprodução eletrônica do olho humano".

No dia 30 de outubro de 1925, foram apresentadas imagens em movimento, em Londres (Inglaterra). Poderíamos dizer que estava nascendo a televisão. E em 1928, foi inaugurado o primeiro serviço analógico dos Estados Unidos, a WGY, em New York.
Da década de 20 até hoje, a televisão não parou mais de evoluir, como podemos atestar pelo pequeno vídeo abaixo:

Neste vídeos, podemos ver capas de revistas e ilustrações desde a década de 20, muitas delas supondo como seria a televisão.
Na década de 30, começam a aparecer fotografias de como eram os primeiros aparelhos de televisão (os televisores), e até propagandas de aparelhos à venda.
Na década de 40, podemos perceber propagandas de aparelhos Dumont e Belmont, Philco e Admiral, entre outros.
Nos anos 50, a chegada da cor nos programas anunciava uma nova era. Também podemos ver um aparelho da marca Motorola e outro da Zenith.
Nos anos 60, os aparelhos Sony e Panasonic, entre outros, começam a apresentar uma novidade: televisões menores, de fácil manuseio, diferentes daquelas imensas de até então...
Nos anos 70, os aparelhos Zenith anunciavam a novidade: o sistema Chromacolor, que melhorava a transmissão de cores. Também começaram a aparecer os videocassetes, para reproduzir filmes.
O vídeo encerra-se nos anos 80, com as câmeras, videocassetes e televisões cada vez mais modernos...

E assim, começou a televisão, e nosso Blog, o Mundo da TV! Seja bem vindo (a)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário