sábado, 18 de junho de 2011

As Panteras (Charlie's Angels) - 1976/1981

Na década de 70, várias minisséries/seriados norte-americanos, começaram a focar o "novo" universo feminino, mostrando mulheres corajosas, bonitas e quue sabiam o que queriam. Foi assim, por exemplo, com A Mulher Biônica (estrelada por Lindsay Wagner) e A Mulher Maravilha (estrelada por Linda Carter).
Mas, em matéria de determinação, coragem e mulheres bonitas, nenhuma série superou As Panteras (Charlie's Angels), que teve cinco temporadas, entre 1976 e 1981.


A série apresentava três mulheres, ex-policiais, que eram contratadas por um homem misterioso (Charlie), para resolver casos como detetives. Cada caso envolvia criar personagens falsos, manejo de armas, artes marciais e muito charme. As missões (uma por capítulo), eram apresentadas por um assistente de Charlie, chamado John Bosley. Vamos conhecer os personagens:


1) David Doyle (1929/1997): vivia o personagem John Bosley, auxiliar de Charlie. Já fazia filmes e participava de séries desde a década de 50; participou de um capítulo de Hawaii 5-0 e Kojak. Depois de As Panteras, participou de Casal 20, Ilha da Fantasia, O Barco do Amor, Starman e Lois & Clark.




2) Farrah Fawcett (1947/2009): vivia a personagem Jill Munroe, a loira do grupo. Tinha um ar angelical, mas sabia bem como se tornar um problema para os adversários. Participou apenas da primeira temporada, mas foi uma das personagens que mais marcou a série. Fez diversas aparições em séries e diversos filmes, como podemos ver em sua biografia, já postada aqui: http://rztvtudo.blogspot.com/2011/04/farrah-fawcett-19472009.html


3) Kate Jackson (1948/): vivia o personagem Sabrina Duncan, as "inteligente" do grupo. Ela não era sensual, mas era quem decifrava os maiores enigmas e solucionava muitos mistérios. A atriz era a que recebia mais por semana (10 mil dólares), ao contrário das outras, que recebiam 5 mil dólares por semana. Ela já havia aparecido no seriado Bonanza. Depois, fez muitas séries menores e filmes para TV.


4) Jacly Smith (1945/): vivia a personagem Kelly Garrett. Não era sensual como Jill e nem cerebral como Sabrina. Mas, talvez por isso mesmo, acabava fazendo o contraponto às duas, completando o trio de forma que a série se tornou um sucesso. Assim como Farrah, Jaclyn já havia aparecido num episódio de The Partridge Family (http://rztvtudo.blogspot.com/2011/04/partridge-family-familia-do-re-mi.html). Também participou de O Barco do Amor, viveu Jacqueline Kennedy (1981) e Florence Nightingale (1985) em filmes de TV, além do filme Capricho dos Deuses (1988), baseado na obra de Sidney Sheldon. Apareceu em As Panteras Detonando (2003) e, mais recentemente, na série Law & Order (2010).

A primeira Temporada de As Panteras teve 22 Capítulos, onde elas trabalharam em um vinhedo (Charlie's Angels, Episódio Piloto), foram para o México (The Mexican Connection, Episódio 2), ficaram numa prisão feminina (Angels in Chains, Episódio 4), foram para Las Vegas (The Vegas Connection, Episódio 17) e viajaram num cruzeiro de luxo (Angels at Sea, Episódio 21), entre outras aventuras.


Na primeira temporada, participaram os artistas Tommy Lee Jones, Kim Basinger, Tom Selleck e Ida Lupino.






Na segunda temporada, Farrah Fawcett saiu, e entrou Cheryl Ladd, que interpretou Kris Munroe, irmã mais nova de Jill




5) Cheryl Ladd (1951/): já havia participado de The Partridge Family e Police Woman. Depois viveu Grace Kelly (1983) e participou das séries Charmed (2003) e CSI: Miami (2009), entre outras.


A segunda Temporada teve 24 Capítulos, e contou com a participação de Sammy Davis Jr.




Na terceira Temporada, continuou o trio Sabrina, Kelly e Kris. Essa Temporada teve 22 Capítulos e a participação de Dean Martin, Robert Urich, Farrah Fawcett (em dois episódios) e Jamie Lee Curtis.




Em 1979, para a quarta Temporada, saiu a atriz Kate Jackson (Sabrina Duncan), e entrou Shelley Hack:






6) Shelley Hack (1947/): já havia trabalhado em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen e O Barco do Amor. Depois fez filmes menores e aparições em séries de TV. Em As Panteras, viveu Tiffany Welles.


A quarta Temporada teve 25 Capítulos, e contou com a participação de Kim Catrall, Farrah Fawcett (dois episódios), Timothy Dalton (dois episódios), Cesar Romero, Barbara Stanwyck, Patrick Duffy (dois episódios) e Ray Milland (dois episódios).




Na quinta e última Temporada, saiu Shelley e entrou Tanya Roberts, que viveu a personagem Julie Rogers:




7) Tanya Roberts (1955/): já havia trabalhado na série Vegas (1980) e depois trabalhou no Barco do Amor e Ilha da Fantasia (1982), fez Sheena, a Rainha das Selvas (1984) e 007, Na Mira dos Assassinos (1985).


A quinta Temporada teve 16 Capítulos (completando 110), e contou com as participações de Christopher Lee e Jane Wyman






8) John Forsythe (1918/2010): era dele a famosa voz de Charlie, que nunca aparecia. Já trabalhava na TV e no cinema desde a década de 50, mas ficou famoso em As Panteras, e na série Dinastia. Voltou a ser a "voz" nos filmes As Panteras (2000) e As Panteras Detonando (2003).


A série fez tanto sucesso, que até desenho virou:




Depois, foi tema do filme As Panteras (2000):




Ainda houve uma continuação: As Panteras Detonando (2003):






Mas nunca mais vai haver outro trio como o original:



Um comentário: