Em 1964, começou a Ditadura no Brasil. Muitos artistas se engajaram num movimento contrário a ela; outros se dedicaram a tratar de temas como miséria, seca, fome, etc; e outros ainda, optaram por não se preocupar com grandes causas...
O Rock'n Roll já havia começado: nos EUA, havia Elvis Presley (1935/1977); na Inglaterra, os Beatles começavam a sua careira meteórica, e no Brasil já apareciam alguns jovens ídolos, como os irmãos Tony (1936/) e Celly Campello (1942/2003). E todos faziam muito sucesso entre os jovens...
Mas, sejamos justos: o Rock'n Roll daqueles tempos tinha a presença de guitarras, mas era romântico e embalava os jovens casais de então:
http://www.youtube.com/watch?v=ECG-jn_TQz4
Dessa forma, o caminho estava livre para o programa que começaria em 1965: Jovem Guarda.
De uma forma interessante, a expressão "jovem guarda" foi tirada de uma frase de Lênin: "o futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada". Mas engana-se quem acha que aqueles jovens eram "comunistas" ou "socialistas"...
Roberto Carlos: nascido em 1941, no Espírito Santo, foi um dos primeiros ídolos da juventude brasileira. Ainda pequeno, mudou-se para Niterói, e ali criou uma banda de rock, chamada The Sputniks (1957). Nessa época, conheceu outro jovem, chamado Erasmo Carlos.
Erasmo Carlos: nascido no Rio de Janeiro, em 1938, Erasmo Carlos é filho de baianos. mas se criou na Barra da Tijuca. Em 1957, seu amigo Tim Maia (1942/1998) criou a Banda The Sputniks. Mas ela teve curta duração, e Tim se desentendeu com Roberto. Mas a parceria entre Roberto e Erasmo permaneceu.
Logo eles formaram outra banda: The Boys of Rock, que viraria The Snakes.
Roberto Carlos insistiu em investir na música jovem da época, o Rock, e em 1962 lançou "Splish Splash". Com o amigo Erasmo, Roberto compunha versões de hits do álbum e canções próprias como "Splish Splash" e "Parei na Contramão", que se tornaram grandes sucessos. No ano seguinte, o cantor novamente esteve nas paradas de sucesso com o LP É Proibido Fumar, em que, além da faixa-título, destacou-se a canção "O Calhambeque". Assim nascia a Jovem Guarda.
Wanderléa: tornou-se o "terceiro elemento" da Jovem Guarda, além de ser o "toque feminino". Ela nasceu em Minas Gerais, em 1946.
O programa tornou-se popular e impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. O movimento foi identificado como do público jovem, porém, agradou pessoas de todas as idades. Muitos consideram o fim do movimento juntamente com o fim do programa, em 1968, mas podemos dizer que se estendeu até meados de 1970.
Entre os artistas do movimento destacaram-se, além do trio (Roberto, Erasmo e Wanderléa), Vanusa, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Ronnie Cord, Ronnie Von, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Rosemary, Leno e Lilian, Demétrius, Os Vips, Sérgio Reis, Trio Esperança e as bandas Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário