sábado, 16 de abril de 2011

A Jovem Guarda

Eram os anos 60. O mundo todo estava passando por mudanças políticas, econômicas e culturais, e o Brasil não ficou de fora.

Em 1964, começou a Ditadura no Brasil. Muitos artistas se engajaram num movimento contrário a ela; outros se dedicaram a tratar de temas como miséria, seca, fome, etc; e outros ainda, optaram por não se preocupar com grandes causas...

O Rock'n Roll já havia começado: nos EUA, havia Elvis Presley (1935/1977); na Inglaterra, os Beatles começavam a sua careira meteórica, e no Brasil já apareciam alguns jovens ídolos, como os irmãos Tony (1936/) e Celly Campello (1942/2003). E todos faziam muito sucesso entre os jovens...

Mas, sejamos justos: o Rock'n Roll daqueles tempos tinha a presença de guitarras, mas era romântico e embalava os jovens casais de então:

http://www.youtube.com/watch?v=ECG-jn_TQz4

Dessa forma, o caminho estava livre para o programa que começaria em 1965: Jovem Guarda.

De uma forma interessante, a expressão "jovem guarda" foi tirada de uma frase de Lênin: "o futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada". Mas engana-se quem acha que aqueles jovens eram "comunistas" ou "socialistas"...

Roberto Carlos: nascido em 1941, no Espírito Santo, foi um dos primeiros ídolos da juventude brasileira. Ainda pequeno, mudou-se para Niterói, e ali criou uma banda de rock, chamada The Sputniks (1957). Nessa época, conheceu outro jovem, chamado Erasmo Carlos.

Erasmo Carlos: nascido no Rio de Janeiro, em 1938, Erasmo Carlos é filho de baianos. mas se criou na Barra da Tijuca. Em 1957, seu amigo Tim Maia (1942/1998) criou a Banda The Sputniks. Mas ela teve curta duração, e Tim se desentendeu com Roberto. Mas a parceria entre Roberto e Erasmo permaneceu.

Logo eles formaram outra banda: The Boys of Rock, que viraria The Snakes.

Roberto Carlos insistiu em investir na música jovem da época, o Rock, e em 1962 lançou "Splish Splash". Com o amigo Erasmo, Roberto compunha versões de hits do álbum e canções próprias como "Splish Splash" e "Parei na Contramão", que se tornaram grandes sucessos. No ano seguinte, o cantor novamente esteve nas paradas de sucesso com o LP É Proibido Fumar, em que, além da faixa-título, destacou-se a canção "O Calhambeque". Assim nascia a Jovem Guarda.


Wanderléa: tornou-se o "terceiro elemento" da Jovem Guarda, além de ser o "toque feminino". Ela nasceu em Minas Gerais, em 1946. 





O programa tornou-se popular e impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. O movimento foi identificado como do público jovem, porém, agradou pessoas de todas as idades. Muitos consideram o fim do movimento juntamente com o fim do programa, em 1968, mas podemos dizer que se estendeu até meados de 1970.
Entre os artistas do movimento destacaram-se, além do trio (Roberto, Erasmo e Wanderléa), VanusaEduardo AraújoSilvinhaMartinhaRonnie CordRonnie VonWanderley CardosoJerry AdrianiRosemaryLeno e LilianDemétriusOs VipsSérgio ReisTrio Esperança e as bandas Os IncríveisRenato e Seus Blue CapsGolden Boys e The Fevers, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário