Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre (RS), em 1945. Em 1964, já famosa, foi para São Paulo, onde ficaria até a sua morte.
Juntos, Jair e Elis apresentaram o programa Dois Na Bossa, a partir de 1964, pela TV Excelsior. Em 1965, o programa foi transferido para a TV Record, onde passou a se chamar O Fino da Bossa. Em 1967, ele retornou à TV Excelsior, e voltou a ser chamado de Dois Na Bossa. Mas, nesse ano, ele saiu do ar.
Foram apenas três anos de shows, mas ele marcou época, e gerou dois LPs.
A Bossa Nova começou, oficialmente, em 1958, com a música Chega de Saudade, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Há quem diga que esse ritmo é uma mistura de Jazz e Samba, e há quem diga que é algo totalmente novo. Mas, de qualquer forma. "bossa nova" passou a significar tudo que era novo, inovador, futurista. Até o Presidente Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil naqueles tempos, foi chamado de "bossa nova".
Mas a dupla Jair e Elis não cantavam somente "bossa nova" no programa. Havia sambas, mpb, canções de vários estilos. E o que fazia sucesso, naquele tempo?
O samba Deixa Isso Pra Lá (1964), de Alberto Paz e Edson Menezes, cantado por Jair Rodrigues:
Deixa que digam
Que pensem
Que falem
Deixa isso pra lá
Vem pra cá
O que que tem
Eu não estou fazendo nada
Você tambem
Faz mal bater um papo
Assim gostoso com alguém ?
Arrastão (1965), de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, cantado por Elis Regina:
Ê, tem jangada no marÊ, ê, ê, hoje tem arrastãoÊ, todo mundo pescarChega de sombra, João
JoviOlha o arrastão entrando no mar sem fimÉ, meu irmão, me traz Iemanjá prá mimPara finalizar, a dupla Elis cantando Vem Balançar, com Wilson Simonal, em 1966, na TV Record:
Nenhum comentário:
Postar um comentário